Você precisa anunciar no Google Ads e não sabe por onde começar? Quer uma excelente dica?
Começa por aqui!
Neste artigo, vamos mostrar tudo sobre o Google Ads. Aqui, você vai encontrar um passo a passo definitivo sobre a ferramenta.
Quem trabalha com marketing digital e precisa vender na internet, não pode ignorar o poder de negócio do Google Ads.
Por isso, se você quer que o seu negócio seja encontrado pelo seu cliente no Google, a forma mais rápida e eficiente é anunciar na maior plataforma de propaganda online do mundo.
Dessa forma, se você usar todas as ferramentas do Google Ads da forma correta e criar anúncios que possam impactar o seu cliente, as suas chances de venda aumentam.
Então, para começar a anunciar e ter sucesso nas suas campanhas, você precisa ler esse artigo, pois ele foi feito para quem precisa entender o Google Ads.
Vamos começar?
Google Ads: confira o passo a passo definitivo e aprenda a anunciar
O Google Ads é uma plataforma de anúncios bastante disputada, pois oferece oportunidade de vendas para negócios de, praticamente, todos os segmentos.
Aliás, essa é uma ferramenta essencial, que não pode faltar no seu planejamento de marketing digital, porque o seu negócio não pode ficar fora do mercado online.
Só para você ter uma ideia da importância desta plataforma, um artigo publicado pela revista Exame, mostra que o Google promoveu em 2021 “375 milhões de conexões diretas entre empresas e consumidores no Brasil”.
Então, há alguma dúvida de que anunciar no Google Ads tem o potencial de trazer retornos excelentes e imediatos?
Mas, é claro que você precisa primeiro aprender a usar a ferramenta, pois, essa é uma habilidade fundamental para o sucesso das suas campanhas.
Para isso, nós estamos aqui para ajudar você a aprender tudo sobre o Google Ads.
Você sabe o que é o Google Ads?
Você já deve ter ouvido falar muito no Google Ads. Por isso, o seu interesse de anunciar na plataforma, certo?
Mas, você sabe o que é o Google Ads? Para entender, você precisa primeiro saber tudo sobre a plataforma de anúncios mais usada pelas empresas do mundo inteiro.
O Google Ads – ou Google Adwords, como era chamado antes – é a principal ferramenta de anúncios do Google.
Criado no ano 2000, a plataforma exibe os anúncios através de links patrocinados, seja na rede de pesquisa, display, Youtube, Google Shopping, aplicativos e até mesmo no Gmail.
Recentes estudos mostram que o Google, registrou em 2022 mais de 91,9% do total de pesquisas, entre todas as ferramentas de busca.
Por dia, são mais de 8,5 bilhões de pesquisas. Além do mais, com o Google Ads você ainda pode criar anúncios no YouTube, Gmail e PlayStore.
Quais as vantagens de anunciar no Google Ads?
Se você ainda está se perguntando se vale a pena investir no Google Ads, que tal conhecer algumas vantagens que anunciar na plataforma pode trazer para o seu negócio?
Segmentação do seu público-alvo e palavra-chave
Uma das principais vantagens é a possibilidade do seu anúncio chegar, exatamente, para quem estava procurando por ele.
Isso porque, com o Google Ads “é possível criar anúncios on-line para alcançar os usuários exatamente quando eles estiverem interessados nos produtos e serviços que você oferece”.
Dessa forma, o seu anúncio chega para uma audiência qualificada, pois, através da plataforma é possível segmentar o seu público-alvo e, também, a palavra-chave.
Assim, você diz para quem quer aparecer.
Excelente custo-benefício
O custo-benefício do Google Ads é uma das vantagens que mais atrai os usuários, pois ele é bem mais atraente do que outras mídias tradicionais.
Então, quanto custa anunciar no Google Ads? Isso é você quem vai decidir!
Afinal de contas, é você quem diz quanto irá investir diariamente para que seu anúncio continue rodando.
Além do mais, como a plataforma funciona no sistema “Pay-Per-Clik”, ou seja, “Pagamento Por Clique” – custo por clique (CPC) – você só paga quando alguém clicar sobre o seu anúncio.
Mensuração dos resultados
O Google Ads disponibiliza ferramentas com as quais você pode medir e analisar os resultados das suas campanhas.
Através das métricas do Google Ads, você consegue acompanhar os resultados dos anúncios e, caso seja necessário, elas orientam os ajustes que precisam ser feitos.
Inclusive, se você estiver interessado em saber mais sobre as principais métricas do Google Ads, confira o artigo: CPC, CTR, CPL e CPM: entenda as métricas do Google Ads.
Vamos entender como funciona o Google Ads?
Como já falamos aqui, os anúncios do Google Ads são veiculados através de links patrocinados.
Além do mais, lembramos que a plataforma funciona no sistema “Pay-Per-Clik” (Pagamento Por Clique). Dessa forma, você só paga quando alguém clicar sobre o seu anúncio.
Vale destacar que os anúncios aparecem sinalizados com a palavra “patrocinado”, o que os diferencia dos resultados orgânicos.
Os seus anúncios podem ser exibidos em diversos lugares, como por exemplo:
Rede de pesquisa do Google
Os anúncios da rede de pesquisa são veiculados nos resultados de busca.
São anúncios de texto, que podem aparecer quando uma pessoa pesquisa por uma determinada palavra-chave relacionada ao seu negócio.
Seus anúncios também podem aparecer nos sites de pesquisa, como o Google Play, Google Shopping e Maps, além de sites parceiros do Google.
Rede de Display do Google
Os anúncios veiculados na Rede de Display do Google são uma excelente estratégia para aumentar o alcance de suas campanhas.
A Rede de Display possibilita que o seu anúncio chegue a possíveis clientes, que ainda nem conhecem o seu negócio.
Esses anúncios podem ser gráficos, banners interativos, textos e vídeos que podem aparecer em sites como Gmail e YouTube.
Remarketing
O remarketing é outra forma de exibição dos seus anúncios, que utiliza uma estratégia muito interessante.
Nesse formato, o seu anúncio “persegue” o usuário em qualquer site da web onde ele acessar. Como assim?
Se um cliente em potencial chegou até o seu site, através de um anúncio, mas por algum motivo não efetuou a compra, é hora de “colocar em cena” o remarketing.
Através dele, é possível trazer esse usuário de volta. Inclusive, o índice de conversão do remarketing pode chegar a 70%. Altíssimo!
Olha, tenho uma dica ótima! Se você quiser saber tudo sobre essa estratégia, acesse o nosso artigo “Remarketing no Google Ads: confira 3 estratégias imperdíveis”.
Como anunciar no Google Ads
Acreditamos que até aqui, já deu para ter uma ideia de como funciona o Google Ads, certo?
Vale lembrar que a experiência do cliente deve ser a sua maior preocupação, na hora de criar seus anúncios.
Dessa forma, eles devem entregar o que o usuário está procurando. Isso irá garantir a conversão do anúncio em vendas.
Então, agora vamos mostrar, basicamente, os pontos principais para você criar um anúncio no Google Ads. Vamos lá?
1° passo: crie uma conta
Para começar a anunciar no Google Ads, você precisa primeiro criar uma conta. Veja só:
- Acesse o site do Google Ads: https://ads.google.com/intl/pt-BR_br/home/;
- Clique em “Começar agora”;
- Cadastre o e-mail que será usado para acessar a plataforma;
- Insira as informações da sua empresa;
- Selecione a forma de pagamento.
Agora, você já pode começar a criar seus anúncios!
2° Passo: diga qual o objetivo da sua campanha
Qual o objetivo da sua campanha de anúncios? Isso é o que você deve definir nesse passo. Esse objetivo pode ser:
- Mais vendas;
- Atrair novos leads;
- Aumentar o tráfego do site.
Ou você tem a opção também de criar uma campanha sem metas.
3° Passo: Selecione o tipo de campanha do seu anúncio
Aqui, ao selecionar o tipo de campanha você define o local onde o seu anúncio deve ser exibido, que pode ser:
- Rede de pesquisa;
- Rede de Display;
- Shopping;
- Vídeo (YouTube);
4° Passo: Dê um nome para sua campanha
Escolha um nome que identifique o objetivo da sua campanha. Por exemplo: “Promoção de fim de ano”.
5° Passo: Segmente o seu público-alvo
Seja criterioso ao selecionar o seu público-alvo, pois assim você poderá chegar até às pessoas realmente interessadas no seu negócio.
Você pode segmentar, por exemplo, por faixa etária, localização, dispositivos e informações demográficas.
6° Passo: Defina um orçamento
Nessa etapa, você deverá definir um orçamento diário para sua campanha, que deve obedecer às suas metas.
Defina o valor que planeja gastar por dia. Inclusive, esse valor pode ser alterado, caso você queira ajustar sua campanha.
Uma dica do Google Ads, é que você deve verificar sua conta sempre, para saber se seu orçamento está limitando suas campanhas, pois, “Um orçamento limitado pode gerar menos cliques e impressões em comparação com um orçamento maior”.
7° Passo: Crie grupos de anúncios
Com sua campanha configurada, vamos criar seus anúncios,
Em primeiro lugar, crie um grupo de anúncios, que possuam segmentações relacionadas com produtos e serviços semelhantes que você queira anunciar. Dê um nome ao grupo.
8° Passo: Defina as palavras-chave
Agora, é hora de escolher as palavras-chave do seu grupo de anúncios, e esse é um ponto muito importante.
São as palavras-chave que irão vincular o anúncio ao seu produto ou serviço. Ao criar uma campanha, você precisa definir quais são essas palavras.
Dessa forma, sempre que um usuário digitar uma dessas palavras na pesquisa do Google, o seu anúncio pode aparecer.
Quer uma dica importante? Fique atento para as tendências do Google Ads 2023, inclusive com relação às palavras-chave.
Mas se você quiser saber mais sobre isso, acesse o artigo: “Google Ads 2023: confira as principais tendências”.
9° Passo: crie seu anúncio de texto
Essa é a última etapa antes de publicar o seu anúncio. É aqui que você vai dizer para o seu cliente, que tem o que ele precisa.
Então, deixe isso bem claro! Primeiro, pesquise os anúncios dos seus concorrentes e veja como eles estão anunciando. E aí, faça um anúncio melhor do que o deles!
Use frases curtas e atraentes, que chamem a atenção do seu público-alvo.
Pronto! Seu anúncio já pode ser publicado. Mas, ainda tem um último passo muito importante.
10° Passo: Revisão do anúncio
Antes do seu anúncio ser publicado, ele deve passar por um processo de revisão, feito pela plataforma.
Por isso, é muito importante criar um anúncio que esteja de acordo com as Políticas do Google Ads. Fique atento!
Então, se o seu anúncio for aprovado, ele passará a ser veiculado. Se não, você precisará revisá-lo.
Pronto para começar?
Agora, se você precisa anunciar no Google Ads, já sabe por onde começar?
Nós mostramos neste artigo, basicamente, tudo o que você precisa saber para anunciar no Google Ads. Então, não tem mais desculpa, certo?
O próximo passo fica por sua conta, que é colocar o seu negócio ou sua empresa na internet, para ser encontrado pelo seu cliente.
Mas, se precisar de mais ajuda, conta com a gente! Inclusive, aqui no nosso blog, tem muitos artigos interessantes que, com certeza, irão ajudar muito!