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Google Ads 2023: confira as principais tendências

O Google Ads 2023 começou o ano causando muitas expectativas em quem trabalha com o tráfego pago.

Aliás, desde 2022 a plataforma vem antecipando as novidades que estão por vir. Inclusive, algumas já estão movimentando a publicidade online.

Desse modo, você que trabalha com marketing digital, precisa ficar atento! Ainda tem muita coisa vindo por aí.

O Google Ads é uma das ferramentas mais eficazes, quando o assunto é tráfego pago. E ao longo dos anos, o Google vem trabalhando para tornar a plataforma cada vez mais fácil e intuitiva.

Com isso, a big tech tem o objetivo de facilitar o trabalho de quem faz marketing digital e aumentar o investimento na plataforma, claro!

Então, será exatamente sobre essas tendências do Google Ads 2023 que nós iremos falar neste artigo.

Por isso, se você ainda não está por dentro de todas essas tendências, não sai daí, pois neste artigo você vai encontrar muita informação útil.

Google Ads 2023: quais as principais tendências que irão movimentar o mercado de anúncios online?

As tendências do Google Ads 2023 prometem ser impactantes e duradouras, com muitos benefícios para os usuários da plataforma.

Afinal, possibilitar a criação de anúncios de sucesso, que convertam em clientes e vendas é o principal objetivo dessa ferramenta de publicidade online.

Aliás, não é à toa que o Google Ads é considerado a maior plataforma de anúncios do mundo, o que se deve também ao fato sempre de procurar aperfeiçoar e facilitar o trabalho de seus usuários.

Inclusive, se você quiser entender melhor porque o Google Ads é uma das melhores estratégias de tráfego pago, acesse o nosso blog e confira o artigo SEO ou Google Ads: qual a melhor estratégia?”.

Então, essas tendências do Google Ads 2023 chegam para otimizar a experiência de compra do seu cliente e, também, o seu trabalho de publicidade digital.

Vamos agora conhecer quais são as principais tendências do Google Ads 2023?

Palavra-chave de correspondência ampla será o “carro-chefe”

O que isso quer dizer? Que o conceito atual de especificar o tipo de palavra-chave – se é ampla, de frase ou exata – irá deixar de existir.

Dessa forma, o uso da correspondência ampla irá prevalecer nas suas campanhas. Mas, você sabe o que é uma palavra-chave?

Segundo o próprio Google, as “Palavras-chave são frases ou termos usados para fazer a correspondência dos anúncios com as palavras que as pessoas pesquisam”.

Estima-se que sejam feitas mais de 100 bilhões de pesquisas por dia no Google. E como essas pesquisas são feitas? Através de palavras-chave ou “keywords”, como também são chamadas.

O Google Ads disponibiliza, atualmente, três tipos de correspondência de palavra-chave, que são:

  • Correspondência de frase;
  • Correspondência exata;
  • Correspondência ampla.

 

Mas, a correspondência ampla deverá reinar sozinha?

As palavras-chave de correspondência de frase e exata podem restringir o alcance dos seus anúncios, por não alcançarem a “intenção” de busca do usuário ao fazer uma pesquisa no Google.

Já a palavra-chave de correspondência ampla “é a mais abrangente e, por isso, vem atribuída por padrão a todas as palavras-chave”.

 

A inteligência artificial do Google percebeu essa tendência e, dessa forma, o conceito de palavra-chave está sendo modificado.

Assim, uma das principais tendências para este ano é que a correspondência ampla deverá reinar sozinha.

Pesquisa por voz muda o comportamento do usuário

“Ok Google, preciso encontrar uma agência de marketing digital”.

É assim que a pesquisa por voz – que já está sendo considerada uma nova revolução nos motores de busca – está mudando a forma como o usuário pode encontrar o seu anúncio.

Por isso, é fundamental que você saiba como trabalhar essa tendência na estratégia de marketing digital do seu negócio, para que seus anúncios cheguem às pessoas que utilizam essa forma de busca.

Afinal, “conversar com máquinas” está se tornando uma forma muito natural de encontrar o que se deseja, não é?

De olho nessa tendência, o Google está “humanizando” cada vez mais a forma como as buscas são feitas. Esse é o objetivo da pesquisa por voz, uma tendência em amplo crescimento.

Estima-se que a pesquisa por voz é usada por 58% dos usuários do Google para encontrar produtos e serviços em locais próximos e 46% para encontrar o que desejam com mais facilidade.

Negativar palavras-chave será menos usado

Essa é uma tendência que já está acontecendo! Como já falamos aqui, o Google está mais preocupado em levar em conta a intenção do usuário por trás do termo buscado, do que o que ele digitou na pesquisa.

Isso pode ser constatado com a mudança recente do Google na correspondência das palavras-chave, com a criação das variantes aproximadas.

Esse novo conceito, segundo o Google, permite “a correspondência entre as palavras-chave e as pesquisas semelhantes (não necessariamente idênticas aos termos segmentados)”.

 

Dessa forma, o Google diz que as variantes aproximadas poderão ser usadas em todos os tipos de correspondência de palavra-chave, inclusive as negativas.

Isso tudo depende de como o Google interpreta a intenção do usuário ao buscar por uma palavra que foi negativada no seu anúncio. Entendeu?

Atingir as suas várias personas

As mudanças na segmentação por público-alvo no Google Ads estão previstas para acontecer a partir do próximo dia 1° de maio.

Essas mudanças precisam ser feitas, pois como informa a plataforma, “o Google Ads não é mais compatível com Públicos-alvo semelhantes”.

Dessa forma, essa mudança prevê que você atinja aquela persona que, talvez, não tenha sido segmentada.

Isso porque, o Google entende que existem variáveis para uma mesma persona, e assim elas podem se comportar de formas diferentes na hora de buscar pelo seu negócio ou produto.

Então, a ideia é criar anúncios que possam atender a cada uma delas.

O que fazer agora?

Então, o que você acha? As tendências do Google Ads 2023 vieram mesmo para movimentar o mercado da publicidade online?

Mesmo que a plataforma viesse antecipando essas novidades, ainda falta assimilar tudo e colocar em prática nas campanhas de tráfego pago, para verificar se os resultados serão positivos, ou não.

O fato é que essas tendências, além de importantes, vieram para ficar. Cabe aos gestores de tráfego se adaptarem e entenderem como criar anúncios de sucesso com elas.

Mas, nisso a gente pode ajudar você, se precisar!

E aí, curtiu o artigo? Então aproveita e continua navegando aqui no nosso blog, temos muitos artigos interessantes sobre marketing digital.

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