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CPC, CTR, CPL e CPM: entenda as métricas do Google Ads

Você sabe o que são CPC, CTR, CPL e CPM?

Se você trabalha – ou pretende trabalhar – com marketing digital, vai precisar conhecer esses termos.

Então, vamos lá! CPC, CTR, CPL e CPM são métricas ou KPI’s (Indicadores de desempenho) do Google Ads.

Essas métricas do Google Ads são indicadores utilizadas para medir e analisar os resultados das suas campanhas e ações de marketing digital.

CPC, CTR, CPL e CPM fazem parte da plataforma de anúncios e devem ser incluídas no seu planejamento de trabalho, pois será uma forma de monitorar se os resultados desejados estão sendo, ou não, alcançados.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como essas métricas do Google Ads funcionam e porque são importantes.

Eu espero você pegar seu café, antes da gente continuar. Vai lá!

CPC, CTR, CPL e CPM: vamos entender como funcionam essas métricas do Google Ads?

O Google Ads disponibiliza, para os anunciantes, diversas métricas com as quais ele poderá acompanhar, medir e analisar os resultados das campanhas de anúncios que fizer através da plataforma.

Entre as principais métricas estão o CPC, CTR, CPL e CPM. Elas são uma forma de monitorar a performance do anúncio, ou seja, se está atingindo a sua persona e se ela está  tomando a ação desejada pela campanha.

Dessa forma, é possível saber se o seu anúncio está sendo um sucesso ou se precisa ser ajustado para atingir os resultados esperados.

Mas, o que é o Google Ads? Bem lembrado! Antes de continuarmos, vamos entender primeiro o que é o Google Ads e como ele pode ajudar a alavancar seu negócio.

O que é o Google Ads?

Considerada a maior ferramenta de anúncios online, o Google Ads – ou Google Adwords, como era chamado antes – é uma das formas mais eficientes para a sua empresa alcançar sucesso na internet.

Além, é claro, de atrair tráfego para o seu negócio e gerar muitas vendas.

Então, se o objetivo é divulgar o seu produto ou serviço para novos clientes na internet, o Google Ads é o tipo de tráfego pago com maior potencial para trazer resultados rápidos e satisfatórios.

Para começar a anunciar, crie uma conta no Google Ads. Siga todos os passos que são indicados pela plataforma, pois tudo é muito intuitivo e fácil de usar, tanto pelo computador quanto pelo celular.

A plataforma  do Google Ads possui uma “tecnologia inteligente”, que “exibe seus anúncios aos clientes em potencial no momento certo, quando eles estão prontos para realizar uma ação”.

Dessa forma, anunciar no Google Ads é uma excelente estratégia para garantir a sua presença no maior mecanismo de buscas do mundo.

Será também através da plataforma de anúncios, que você poderá ter acesso a todas as métricas do Google Ads.

Qual a função das métricas CPC, CTR, CPL e CPM?

O buscador de pesquisas do Google é usado sempre que alguém precisa encontrar uma informação sobre um determinado produto, serviço ou local.

São milhares de pesquisas realizadas diariamente. Desse modo, estima-se que o Google detenha mais de 92% do mercado de pesquisa no Brasil.

Então, se você quer começar a usar a ferramenta, é essencial conhecer algumas das principais métricas que irão nortear a produção das suas campanhas.

Existem muitos KPI’s disponíveis no Google Ads. No entanto, você deve levar em conta o objetivo das suas campanhas e se preocupar, principalmente, com aquelas que mais impactam na sua estratégia de marketing.

Neste artigo, vamos conhecer quatro das principais métricas do Google Ads. Vamos conferir?

CPC – Custo Por Clique

O CPC é um KPI que mede o “custo por clique” de um anúncio do Google Ads.

Assim, através desta métrica é possível acompanhar quanto você está pagando por cada clique recebido no seu anúncio.

Esse KPI é muito importante, pois permite que você controle os gastos com as campanhas de anúncios.

Assim, para saber quanto custou o CPC de um link patrocinado, basta dividir o número de cliques pelo valor total investido.

O CPC é considerado uma métrica essencial, para quem objetiva atrair mais tráfego para o site do seu negócio.

CTR – Taxa de Cliques

O CTR é a métrica que mostra quantas pessoas clicaram no seu anúncio.

Esse KPI está muito relacionado ao CPC, sendo excelente indicador para analisar se seus anúncios estão sendo úteis e importantes para o seu público-alvo.

Além do mais, com essa métrica é possível avaliar o desempenho das palavras-chave dos seus anúncios.

Inclusive, o Suporte do Google orienta que “Quanto mais os anúncios, palavras-chave e listagens estiverem relacionados entre si e à sua empresa, maior será a probabilidade de o usuário clicar no anúncio ou na listagem depois de pesquisar sua frase de palavra-chave.”

Como calcular o CTR das suas campanhas?

Bem, para chegar ao CTR, você divide o número de cliques recebidos no anúncio pelo número de vezes que ele foi exibido – chamado também de impressões.

CPL – Custo por Lead

O CPL ou Custo por Lead é a métrica que informa quanto você está pagando por cada novo possível cliente adquirido para o seu negócio.

Dessa forma, o foco da CPL é a conversão do usuário em lead. E como fazer essa conta?

Para chegar ao CPL, você deve dividir o valor total do investimento na sua campanha pelo número de leads adquiridos.

CPM – Custo por Mil Impressões

Essa métrica vai levar em conta o número de vezes que o anúncio é exibido, sem estar relacionado com o fato de haver – ou não – conversão.

Desse modo, o CPM determina um investimento para cada mil impressões, sendo que ele conta a cada vez que o seu anúncio é visualizado.

A métrica CPM é considerada ideal como estratégia em campanhas de branding e reconhecimento de marca, porque tem como foco atingir o maior número de usuários possíveis.

Pronto para começar a anunciar?

O CPC, CTR, CPL e CPM são algumas das métricas principais e mais básicas, que você precisa conhecer para poder começar sua estratégia de marketing digital.

Com esses KPI’s é possível acompanhar, medir e analisar com mais eficiência os resultados das campanhas de anúncios que fizer no Google Ads.

Além do mais, sua estratégia de anúncios poderá atingir um número maior de pessoas por um valor mais acessível do que outras formas de publicidade.

Então, está pronto para começar sua primeira campanha de anúncios no Google Ads? No que mais podemos ajudar você?

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