NOSSO BLOG

Índice de qualidade no Google Ads: você sabe o que é?

O índice de qualidade é uma peça chave para alcançar os resultados desejados nos seus anúncios, ou seja, muitas conversões.

 

Então, é importante que você entenda o conceito de índice de qualidade e como aplicá-lo corretamente para ter esse retorno.

 

Isso porque, essa métrica será essencial para o sucesso do seu anúncio.

 

Fala pra gente: você está começando sua escalada no tráfego pago e ainda não entende como funciona o índice de qualidade?

 

Então fica por aqui, porque nós vamos mostrar o que você precisa saber para começar a ter sucesso nas suas campanhas de Google Ads.

Por que é importante saber o que é o índice de qualidade no Google Ads?

 

Se você tem um bom índice de qualidade significa que o seu anúncio e a sua página de destino – que pode ser uma “landing page” ou um site – entregam valor para os usuários.

 

Mas, como o cliente em potencial chega ao seu anúncio? Através da pesquisa de uma palavra-chave. Esse é outro termo do qual você não pode descuidar.

 

Isso porque, para que o seu anúncio apareça, você precisa dar um lance de primeira página de acordo com o valor cobrado para aquela palavra-chave.

 

Se o valor for de R$ 5,00 para a palavra-chave do seu anúncio, você não pode pagar menos que isso.

 

Se pagar R$ 4,00 ou R$ 3,00 não adianta esperar aparecer na primeira página, entendeu?

 

Agora, se o seu lance na palavra-chave escolhida foi maior do que esse valor e mesmo assim não está aparecendo nas primeiras posições, é hora de verificar o seu índice de qualidade.

 

Mas, o primeiro passo é entender o conceito dessa ferramenta. Nós mostramos para você!

Índice de qualidade no Google Ads: vamos entender o que é?

 

O Google Ads define o índice de qualidade como uma “ferramenta de diagnóstico”. Então, a função dessa ferramenta será comparar o seu anúncio com o de outros anunciantes.

 

A partir disso, o seu anúncio receberá uma nota, que vai de 1 a 10. Mas, quais são os  critérios que o Google usa para dar essa nota?

 

Será que ela poderá aumentar – ou não – o seu índice de qualidade?

 

Se você entender como o Google determina a nota do seu anúncio, poderá otimizá-lo conforme esses critérios.

 

Dessa forma, poderá atingir as primeiras posições e até pagando menos.

 

Agora, confira os elementos que influenciam diretamente na nota do seu índice de qualidade:

CTR ou taxa de cliques

 

O CTR ou a taxa de cliques que o seu anúncio recebe quando é exibido, é um desses critérios que pode contribuir para aumentar o seu índice de qualidade.

 

Quanto maior o seu CTR, maior será a sua chance de conversão. Por isso, você precisa sempre buscar aumentar essa métrica.

 

Para isso, ao produzir um anúncio é essencial usar uma palavra-chave que seja exatamente a que o usuário pesquisa.

 

Sabe por quê? Será ela que terá a função de levar o seu potencial cliente até seu link e de lá para o seu site.

 

Mas, olha só! Se você quiser entender melhor sobre essa métrica, acesse o artigo CPC, CTR, CPL e CPM: entenda as métricas do Google Ads.

Relevância do anúncio

 

Para que o anúncio influencie positivamente no índice de qualidade, ele precisa entregar exatamente o que o usuário deseja encontrar.

 

Para isso, novamente a palavra-chave vai exercer uma função muito importante no anúncio.

 

Sendo assim, use no seu anúncio a palavra-chave que diga, exatamente, o que é o seu produto ou serviço.

 

Dessa forma, o seu anúncio precisa ser relevante para a palavra-chave que o usuário está pesquisando. Isso faz com que o seu índice de qualidade aumente de nota.

Página de destino ou site

 

A experiência do usuário no seu site precisa ser a melhor possível, para isso ele tem que estar preparado para entregar o que o seu anúncio oferece.

 

Não deixe que o seu potencial cliente entre no seu site e não encontre, exatamente, o que ele foi procurar.

 

Além do mais, a navegação precisa ser ágil e segura. E não deixe de pensar o seu site para o móbile.

 

Se o usuário clica no anúncio, vai para o seu site e não encontra facilmente o que procura, ele sai na mesma hora.

 

Se isso acontece repetidamente, o seu índice de qualidade vai cair muito.

Já sabe o que é o índice de qualidade?

 

Se você chegou até aqui, então, já deve saber o que é o índice de qualidade no Google Ads e como ele pode ajudar a colocar o seu anúncio na primeira página do Google.

 

Essa ferramenta é um indicador importante, no qual você tem que estar de olho para identificar o que precisa melhorar no seu anúncio, palavra-chave ou site.

 

Então, se quer saber como melhorar a performance dos seus anúncios para chegar às primeiras posições do Google, foque no índice de qualidade.

 

Por outro lado, se precisar de orientação profissional, entre em contato com a gente! Podemos contribuir muito com o marketing digital do seu negócio!

 

Uma última dica importante: aqui no blog Rank Local você encontra muito material interessante, que pode interessar.  Que tal conferir?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

CATEGORIA

Mais sobre nós

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Fique por dentro!

Seja avisado quando surgir conteúdo novo