O índice de qualidade é uma peça chave para alcançar os resultados desejados nos seus anúncios, ou seja, muitas conversões.
Então, é importante que você entenda o conceito de índice de qualidade e como aplicá-lo corretamente para ter esse retorno.
Isso porque, essa métrica será essencial para o sucesso do seu anúncio.
Fala pra gente: você está começando sua escalada no tráfego pago e ainda não entende como funciona o índice de qualidade?
Então fica por aqui, porque nós vamos mostrar o que você precisa saber para começar a ter sucesso nas suas campanhas de Google Ads.
Por que é importante saber o que é o índice de qualidade no Google Ads?
Se você tem um bom índice de qualidade significa que o seu anúncio e a sua página de destino – que pode ser uma “landing page” ou um site – entregam valor para os usuários.
Mas, como o cliente em potencial chega ao seu anúncio? Através da pesquisa de uma palavra-chave. Esse é outro termo do qual você não pode descuidar.
Isso porque, para que o seu anúncio apareça, você precisa dar um lance de primeira página de acordo com o valor cobrado para aquela palavra-chave.
Se o valor for de R$ 5,00 para a palavra-chave do seu anúncio, você não pode pagar menos que isso.
Se pagar R$ 4,00 ou R$ 3,00 não adianta esperar aparecer na primeira página, entendeu?
Agora, se o seu lance na palavra-chave escolhida foi maior do que esse valor e mesmo assim não está aparecendo nas primeiras posições, é hora de verificar o seu índice de qualidade.
Mas, o primeiro passo é entender o conceito dessa ferramenta. Nós mostramos para você!
Índice de qualidade no Google Ads: vamos entender o que é?
O Google Ads define o índice de qualidade como uma “ferramenta de diagnóstico”. Então, a função dessa ferramenta será comparar o seu anúncio com o de outros anunciantes.
A partir disso, o seu anúncio receberá uma nota, que vai de 1 a 10. Mas, quais são os critérios que o Google usa para dar essa nota?
Será que ela poderá aumentar – ou não – o seu índice de qualidade?
Se você entender como o Google determina a nota do seu anúncio, poderá otimizá-lo conforme esses critérios.
Dessa forma, poderá atingir as primeiras posições e até pagando menos.
Agora, confira os elementos que influenciam diretamente na nota do seu índice de qualidade:
CTR ou taxa de cliques
O CTR ou a taxa de cliques que o seu anúncio recebe quando é exibido, é um desses critérios que pode contribuir para aumentar o seu índice de qualidade.
Quanto maior o seu CTR, maior será a sua chance de conversão. Por isso, você precisa sempre buscar aumentar essa métrica.
Para isso, ao produzir um anúncio é essencial usar uma palavra-chave que seja exatamente a que o usuário pesquisa.
Sabe por quê? Será ela que terá a função de levar o seu potencial cliente até seu link e de lá para o seu site.
Mas, olha só! Se você quiser entender melhor sobre essa métrica, acesse o artigo CPC, CTR, CPL e CPM: entenda as métricas do Google Ads.
Relevância do anúncio
Para que o anúncio influencie positivamente no índice de qualidade, ele precisa entregar exatamente o que o usuário deseja encontrar.
Para isso, novamente a palavra-chave vai exercer uma função muito importante no anúncio.
Sendo assim, use no seu anúncio a palavra-chave que diga, exatamente, o que é o seu produto ou serviço.
Dessa forma, o seu anúncio precisa ser relevante para a palavra-chave que o usuário está pesquisando. Isso faz com que o seu índice de qualidade aumente de nota.
Página de destino ou site
A experiência do usuário no seu site precisa ser a melhor possível, para isso ele tem que estar preparado para entregar o que o seu anúncio oferece.
Não deixe que o seu potencial cliente entre no seu site e não encontre, exatamente, o que ele foi procurar.
Além do mais, a navegação precisa ser ágil e segura. E não deixe de pensar o seu site para o móbile.
Se o usuário clica no anúncio, vai para o seu site e não encontra facilmente o que procura, ele sai na mesma hora.
Se isso acontece repetidamente, o seu índice de qualidade vai cair muito.
Já sabe o que é o índice de qualidade?
Se você chegou até aqui, então, já deve saber o que é o índice de qualidade no Google Ads e como ele pode ajudar a colocar o seu anúncio na primeira página do Google.
Essa ferramenta é um indicador importante, no qual você tem que estar de olho para identificar o que precisa melhorar no seu anúncio, palavra-chave ou site.
Então, se quer saber como melhorar a performance dos seus anúncios para chegar às primeiras posições do Google, foque no índice de qualidade.
Por outro lado, se precisar de orientação profissional, entre em contato com a gente! Podemos contribuir muito com o marketing digital do seu negócio!
Uma última dica importante: aqui no blog Rank Local você encontra muito material interessante, que pode interessar. Que tal conferir?