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SEO ou Google Ads: qual a melhor estratégia?

Você precisa escolher entre SEO ou Google Ads, mas não sabe qual a melhor?

Quando falamos em SEO e Google Ads, estamos nos referindo a duas importantes estratégias do marketing digital: tráfego orgânico e tráfego pago.

Realmente, não é uma tarefa muito fácil escolher uma das duas, pois ambas têm o objetivo de colocar uma empresa, produto ou serviço na primeira página do Google.

No entanto, existem grandes diferenças entre o SEO e o Google Ads.

Desse modo, para escolher qual dessas ferramentas será a melhor estratégia para alavancar o seu negócio, é preciso conhecê-las.

Então, este artigo pretende ajudar você a entender essas duas ferramentas do marketing digital.

Vamos mostrar quais as diferenças entre elas e como escolher a mais indicada para gerar tráfego e conversão para o seu negócio.

Já vimos que o assunto interessou! Vamos lá?

SEO OU GOOGLE ADS: ENTENDA COMO FUNCIONAM E QUAIS AS DIFERENÇAS

Escolher SEO ou Google Ads será uma tarefa que irá depender muito da sua estratégia de marketing digital, certo?

Logo, incluir uma delas é essencial, pois são as fontes de tráfego mais conhecidas e utilizadas para gerar resultados para um negócio.

Tanto SEO quanto o Google Ads – cada uma com suas particularidades – são excelentes formas de chegar até a sua persona e entregar a solução que ela procura.

Em primeiro lugar, vamos conhecer melhor essas ferramentas?

O QUE É SEO?

Search Engine Optimization , ou simplesmente, SEO significa otimização de mecanismos de busca, sendo uma técnica muito usada para colocar um site na primeira página dos buscadores, como o Google.

Estudos recentes mostram que o 1° lugar do Google recebe o maior número de cliques, dependendo do volume de pesquisas feitas. Confira os números:

  • O 1° lugar na página de pesquisas do Google recebe em torno de 21% dos cliques;
  • Já o 2° colocado ganha em média 10%;
  • E o 3° apenas 7%.

Por isso, estar nas primeiras posições do Google é o desejo de todos que trabalham com marketing digital. Daí a importância do SEO.

A principal particularidade do SEO, é ser uma estratégia de tráfego orgânico, ou seja, é uma forma de atrair a sua persona sem precisar investir em anúncios.

Desse modo, o cliente chega até o seu site ou blog de forma natural, espontânea, através dos mecanismos de busca.

COMO USAR O SEO NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL?

Usando a técnica do SEO, você vai programar o seu site ou blog para informar ao buscador o conteúdo publicado ali.

Além do mais, o motor de busca – que pode ser o Google – precisa entender que o seu conteúdo é a melhor resposta para aquele tema pesquisado.

Assim, você poderá aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), ou seja, a primeira página de pesquisas dos motores de busca.

Essa posição na SERP será definida pelos fatores de rankeamento do algoritmo do Google, que podem ser: ON PAGE e OFF PAGE.

SEO ON PAGE

São as estratégias de otimização que você deve fazer dentro do seu site ou blog, para melhorar o rankeamento nos motores de busca.

Essas estratégias de SEO on page podem ser aplicadas, por exemplo, na produção de conteúdo, definição da palavra-chave, título, meta descrição, links internos e imagens.

A otimização desses fatores vai ajudar o motor de busca a entender que você está oferecendo uma experiência de valor ao usuário.

SEO OFF PAGE

São otimizações feitas fora do seu site ou blog. Essas estratégias devem mostrar que você é importante para o mercado, por isso também irão influenciar no rankeamento.

O SEO off page pode ser através de backlinks e menções ao seu site, blog ou à sua marca.

O QUE É O GOOGLE ADS?

O Google Ads – ou Google Adwords – é a maior plataforma de publicidade online do mundo, feita através da criação de links patrocinados.

Essa ferramenta é uma das principais estratégias de tráfego pago, ou seja, uma forma de direcionar clientes para o seu site através de anúncios.

Inclusive, no artigo “Google Ads X Facebook Ads: qual a melhor opção?”, a gente tem muito mais informações sobre essa forma de tráfego pago. Acesse o blog Rank Local e confira!

Com o Google Ads é possível colocar seu site ou blog na primeira página do Google, gerando receita e promovendo o seu negócio.

Além do mais, essa ferramenta conta com o remarketing, uma estratégia que “persegue” o usuário que chegou até o seu site, mas não concluiu a compra.

Se você quiser saber mais sobre essa estratégia, esse artigo pode interessar:  “Remarketing no Google Ads: confira 3 estratégias imperdíveis”.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEO e GOOGLE ADS?

A diferença principal entre SEO e Google Ads está na forma como você atrai o cliente para o seu negócio.

Desse modo, utilizando o SEO como estratégia principal do seu plano de marketing digital, você irá investir para conquistar as primeiras posições da busca orgânica.

Assim, poderá ser encontrado naturalmente pela sua persona.

Já o Google Ads utiliza o tráfego pago, através de links patrocinados, ou seja, você paga pelos anúncios que fizer caso decida por essa estratégia.

Mas, você só paga quando o usuário clicar sobre o link do anúncio.

Assim, essa estratégia tem uma tendência de atrair um tráfego mais qualificado para o seu negócio, aumentando as chances de conversão, ou seja, de vendas.

Os resultados do Google Ads podem aparecer no topo da página de pesquisas – sempre acima da busca orgânica – ou no rodapé, destacados como anúncios.

Uma grande diferença entre SEO e Google Ads – que merece ser destacada – é quanto ao tempo para ter retorno em conversões.

Enquanto que o Google Ads pode trazer resultados imediatos, assim que o seu anúncio estiver rodando, o SEO leva algum tempo – que pode ir de meses a anos – para que um resultado mais consistente possa aparecer.

TOME UMA DECISÃO

Investir em SEO ou Google Ads é uma decisão importante para direcionar a sua estratégia de marketing digital.

Então, se você chegou até aqui, já tem uma ideia sobre como funcionam as duas principais opções de tráfego para atrair o seu cliente em potencial.

A melhor opção será aquela que atender suas necessidades, além do quanto você estiver disposto a investir.

Mas, será possível utilizar as duas estratégias? Sim! É possível e pode ser uma excelente forma de alcançar resultados consistentes. Basta você querer e estar preparado para isso!

O mais importante é começar. Por isso, tome uma decisão! E caso precise, estamos aqui para ajudar! É só chamar!

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