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Marketing jurídico: conquiste novos clientes e impulsione o seu escritório

Sabia que se você é advogado e ainda não usa o marketing jurídico para alavancar o seu escritório – com a chegada diária de novos clientes – pode estar “deixando dinheiro na mesa”?

Esta modalidade do marketing digital é uma excelente estratégia de posicionamento, que possibilita o fortalecimento da imagem do advogado.

Além de atrair e fidelizar clientes, é possível alcançar resultados extraordinários, como o fortalecimento da marca do seu escritório e maior visibilidade no mercado.

No entanto, muitos profissionais dessa área têm dúvidas e restrições sobre o marketing jurídico.

Então, se você ainda não conhece esta estratégia ou não sabe como funciona, está no lugar certo!

Neste artigo, pretendemos esclarecer o que é o marketing jurídico e como ele pode ser uma ferramenta poderosa para conquistar novos clientes e impulsionar o seu escritório.

Pode se acomodar, porque é um assunto cheio de informações importantes. Aceita um chá ou café?

Como o marketing jurídico pode ajudar no sucesso do seu escritório

O marketing jurídico é uma técnica que tem um grande potencial de alavancar um escritório de advocacia.

É incontestável que a internet revolucionou o modo como os profissionais se posicionam no mercado e atraem novos clientes.

Assim, os advogados não poderiam ficar de fora dessa tendência, que está revolucionando a forma como esse setor promove o reconhecimento da sua marca.

Por outro lado, diferente de como outras profissões usam o marketing digital, os profissionais da advocacia precisam obedecer a determinadas regulamentações.

Outro segmento que também precisa seguir as restrições impostas pela profissão, são os médicos.

A gente fala sobre isso no artigo Marketing digital para médicos: a importância do posicionamento online para estes profissionais.

Mas, por enquanto, vamos entender melhor como funciona o marketing digital na advocacia.

O que é o marketing jurídico?

O marketing jurídico é um conjunto de técnicas usadas para dar credibilidade e visibilidade aos profissionais do Direito.

Além do mais, essa modalidade do marketing digital utiliza estratégias específicas para o posicionamento dos advogados no mercado.

O marketing jurídico possibilita que você, advogado ou advogada, mostre qual a sua especialidade e como pode ajudar um cliente a resolver seu problema.

Essa ferramenta é extraordinária, quando o assunto é conquistar novos clientes ou para fortalecimento da marca destes profissionais, através da internet.

Afinal, sucesso e mais clientes são os maiores objetivos de um escritório de advocacia ou de um advogado autônomo.

No entanto, é essencial que para fazer o marketing jurídico sejam observados os princípios estabelecidos pelo Código de Ética da OAB.

No capítulo 8°, parágrafo 39, o documento estabelece que a publicidade profissional do advogado deve ser apenas informativa e educativa, sendo que ela não pode “configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.”

Por que usar o marketing jurídico?

São muitas as vantagens que o marketing jurídico – se feito da forma correta e por profissionais da área – pode agregar ao advogado ou escritório.

Levando isso em conta, essa técnica é aplicada através de uma ampla relação de ações desenvolvidas em diversos canais digitais, como por exemplo:

  • site;
  • YouTube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Tik Tok;
  • LinkedIn

Nesse sentido, o marketing jurídico oferece muitas oportunidades.

Então, vamos conhecer alguns dos principais motivos que mostram porque você deve investir nessa estratégia digital?

Aproxima o advogado de seus clientes e potenciais clientes

Essa é uma das principais vantagens do marketing digital para advogados.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que fidelizar seus atuais clientes é tão importante quanto atrair novos, principalmente, diante de um mercado tão competitivo quanto o jurídico.

Afinal, o cliente é o que faz o seu negócio funcionar, certo?

Pensando assim, o marketing digital para advogados é muito eficiente para se fazer presente no dia a dia do seu público-alvo.

Como resultado, você cria um relacionamento de confiança, entregando conteúdo de valor.

Assim, mostra – não só para os atuais – como também para os potenciais clientes, que você é o profissional que pode resolver o problema deles.

Para isso, o marketing de conteúdo é essencial para sua estratégia digital.

Foque em criar conteúdo informativo e educativo sobre assuntos relacionados ao Direito e que possam ser do interesse deles. O ideal é conhecer bem o seu público-alvo.

Além do mais, é interessante enfatizar os serviços que você – ou o seu escritório como um todo – presta. Lembre-se de estar sempre atento ao que diz o Código de Ética!

Ganhar autoridade no mercado e confiança do seu público-alvo

Quando você usa o marketing digital para entregar um conteúdo de valor, como consequência ganha autoridade no mercado.

Esse é um grande diferencial que coloca você um passo à frente da concorrência.

Ademais, com essa estratégia você trabalha também o reconhecimento da sua marca profissional.

Aumento do tráfego orgânico para o seu site e redes sociais

Através de ações estratégicas, o marketing digital para advogados possibilita o aumento do tráfego orgânico tanto para o seu site, quanto para suas redes sociais.

O tráfego orgânico são as visitas que o seu site ou redes sociais recebem, sem usar anúncios. Nesse caso, o SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia mais usada e eficaz.

Pois, o SEO trabalha para colocar você nas primeiras posições do Google, além de ajudar a aumentar a sua visibilidade como profissional ou do seu escritório de advocacia.

No artigo Serviços de SEO: descubra como uma agência pode ajudar seu negócio, mostramos como uma agência de serviços de SEO pode ajudar muito no desenvolvimento dessa estratégia.

Dê o primeiro passo

Neste artigo, mostramos que o marketing jurídico tem um grande potencial para impulsionar um escritório de advocacia, conquistando novos clientes todos os dias.

Entre as estratégias mais eficientes do marketing digital para advogados, está o SEO.

Mas, também existem outras que podem ajudar muito a destacar seus serviços nos buscadores.

Nesse caso, o Google Ads é a técnica mais usada por quem quer estar nas primeiras posições do Google.

Inclusive, no artigo SEO ou Google Ads: qual a melhor estratégia? você entende melhor essas duas técnicas. É uma dica interessante que você precisa conferir!

Ressaltamos que o marketing jurídico é uma modalidade do marketing digital, muito específica e que precisa seguir todas as restrições do Código de Ética da OAB.

Então, para desenvolver um trabalho seguro é importante contar com uma agência especializada em marketing digital.

Mas, nisso a gente também pode ajudar! Vamos conversar? É só chamar!

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