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Marketing digital para médicos: a importância do posicionamento online para estes profissionais

O marketing digital para médicos está no dia a dia de milhares de brasileiros que procuram informações sobre saúde na internet.

 

Então, “atire a primeira pedra” quem nunca utilizou os mecanismos de busca para pesquisar algum sintoma ou problema de saúde, ou ainda, para procurar indicação de um médico.

 

Estima-se que 9 em cada 10 pessoas no Brasil, usem a internet para tirar suas dúvidas com o “Dr. Google”, como é popularmente chamado o buscador.

 

Dessa forma, o marketing digital para médicos se mostra essencial para trabalhar a presença online destes profissionais, entregando exatamente o que o seu público-alvo procura.

 

Mas, o que interessa a esse público-alvo? Praticamente tudo o que for relacionado à saúde e bem estar, como alimentação saudável, doenças e sintomas, entre outros.

 

Diante desse cenário, vamos abordar neste artigo a importância da presença digital para os médicos.

 

Além do mais, vamos falar sobre como o marketing digital pode ajudar estes profissionais – não só para entregar informações sérias – mas também para atrair clientes e para reconhecimento da sua marca.

 

Então, que tal tomar um café com a gente enquanto conversamos?

 

Marketing digital para médicos: o que é e qual a importância para estes profissionais?

O marketing digital para médicos é fundamental para atingir um público bastante interessado por informações relacionadas à essa área.

 

Assim como em outras profissões, o uso do marketing digital pode ser o diferencial na hora de um possível cliente – ou paciente – se decidir por um profissional.

 

Inclusive, a jornada digital de um paciente em busca de informações sobre um determinado problema de saúde, vem antes que ele chegue ao consultório médico.

 

Assim, esses profissionais devem levar isso em consideração. Até mesmo para fazer o paciente entender, que as informações colhidas na internet não são capazes de substituir um diagnóstico médico.

 

No entanto, mesmo diante do poder de pesquisa dos usuários da web, muitos médicos ainda veem o marketing digital com restrições.

 

Para esses profissionais, nos resta fazer entender o quanto essa ferramenta pode ser útil para levar informações verídicas e sérias.

 

Além do mais, a disputa por esse mercado não permite que um profissional da saúde que deseja ter o seu trabalho reconhecido, fique fora dele.

 

O que é marketing digital para médicos?

Nunca antes, a preocupação com a saúde foi tão grande quanto nos dias atuais, e a internet contribui para que as pessoas tenham acesso facilitado à informações sobre o assunto.

 

Esse fato pode ser constatado pelo alto número de pesquisas por conhecimentos sobre diversos temas relacionados à saúde, em buscadores como o Google.

 

Isso é constatado por uma pesquisa divulgada pelo site Gazeta do Povo, que mostra que o Brasil ocupa o “quinto lugar no índice de nações que mais pesquisam sobre saúde”.

 

Ainda segundo o estudo, 80% dos brasileiros usam a internet para fazer buscas sobre saúde.

 

Por isso, devemos ressaltar a importância de que o marketing digital para médicos seja feito de forma séria.

 

Inclusive, contar com o trabalho de profissionais capacitados é essencial, e que – principalmente – entendam como esse serviço deve ser feito.

 

Isso porque, o uso do marketing digital pelos médicos precisa seguir as regras e restrições impostas pelo Conselho Federal de Medicina. Vamos entender melhor isso?

 

O que diz o Manual de Publicidade Médica sobre o marketing digital para médicos?

O uso de estratégias digitais pelos médicos precisa seguir todos os critérios estabelecidos pelo Manual de Publicidade Médica.

 

Dessa forma, o CFM regulamenta a presença destes profissionais na mídia.

 

Além do mais, essa resolução leva em conta o que determina o Código de Ética Médica, que diz:

 

“a publicidade médica deve obedecer exclusivamente a princípios éticos de orientação educativa, não sendo comparável à publicidade de produtos e práticas meramente comerciais”.

 

Então, levando tudo isso em conta, vamos adiante!

 

Como fazer marketing digital para médicos?

Sabemos que a internet é quase uma extensão das pessoas. Desse modo, o marketing digital para médicos deve usar isso a seu favor.

 

Assim, utilizando boas e eficientes estratégias digitais, estes profissionais podem estreitar o relacionamento com seus pacientes.

 

Além do mais, é possível utilizar o marketing digital para atrair novos clientes e ganhar autoridade no mercado.

 

Então, existem duas estratégias que podem fazer parte do marketing digital para médicos, que são o SEO e o tráfego pago, como o Google Ads, por exemplo.

 

Aliás, se você quiser conhecer melhor como funcionam essas duas estratégias, nós temos um artigo que pode interessar: SEO ou Google Ads: qual a melhor estratégia?.

 

Vamos conferir algumas estratégias que podem ser aplicadas no marketing digital para médicos?

 

Ter um site profissional

Um site é uma ferramenta essencial para o médico.

 

Através de um site profissional e responsivo, é possível conferir credibilidade e divulgar o trabalho deste profissional.

 

Isso se deve ao fato desta ferramenta ter um grande alcance e gerar muita visibilidade, além de ser muito mais fácil de ser encontrado no Google.

 

Entre os serviços que um site profissional pode oferecer, estão:

 

  • Agendamento online;

 

  • Prontuários eletrônicos;

 

  • Telemedicina;

 

  • Seção de FAQ com respostas às perguntas dos pacientes;

Aplique técnicas de SEO local

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital, que tem o objetivo de colocar o site destes profissionais nas primeiras posições do Google.

 

Para isso, o ideal será investir em SEO local, ou seja, o consultório médico aparece para resultados de pesquisas de usuários daquela região.

 

Isso, sem esquecer de incluir a palavra-chave que direcione para o profissional ou seu campo de atuação.

 

Inclusive, no artigo Serviços de SEO: descubra como uma agência pode ajudar seu negócio, nós mostramos como uma agência pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair tráfego orgânico.

 

Vale a pena conferir!

 

Produza conteúdo de valor

Crie conteúdo de valor, dentro da sua área de atuação, que gere valor para o seu público-alvo.

 

Foque em ajudar o usuário nas dúvidas pelas quais ele pesquisa. Dessa forma, produza conteúdo direcionado às intenções de busca do seu potencial cliente.

 

Não esqueça de sempre prezar pela seriedade, veracidade e profissionalismo nas informações.

Precisa de ajuda?

O marketing digital para médicos tem um potencial muito grande, tanto para aumentar a credibilidade do profissional quanto para atrair novos clientes

 

Por isso, não deve ser subestimado se você, médico ou médica, deseja disputar um espaço nesse mercado digital.

 

Então, se precisar de ajuda, pode contar com a gente! Estamos à sua disposição!

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