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SEO para e-commerce: 11 dicas para se destacar no Google

Sabia que SEO para e-commerce é uma excelente estratégia que – se bem feita – pode colocar o seu negócio na tão sonhada primeira página do Google?

 

Afinal, se destacar no Google através de SEO é o sonho de dez entre dez donos de sites.

 

Isso porque, o SEO pode gerar mais tráfego orgânico para o seu e-commerce, além de aumentar suas vendas, sem precisar de investimento financeiro para isso.

 

No entanto, é essencial que você conheça essa técnica para empregá-la corretamente na sua estratégia de marketing digital.

 

Então, para facilitar a sua vida nós trouxemos 11 dicas de SEO para e-commerce que você poderá começar a empregar hoje mesmo!

 

SEO para e-commerce: como funciona essa estratégia?

O SEO para e-commerce é uma técnica de tráfego orgânico, que todo e-commerce ou loja virtual precisa ter na sua estratégia de marketing digital.

 

O e-commerce – ou comércio eletrônico – é um formato de negócio onde todo o processo de compra e venda de um produto é feito através da internet.

 

Dessa forma, o cliente acessa a sua loja, escolhe o produto desejado e realiza o pagamento. Tudo é feito através desta plataforma digital: o e-commerce.

 

Inclusive, o que torna o comércio eletrônico brasileiro um excelente negócio, é o fato de que este mercado está em amplo crescimento no Brasil.

 

Só para você ter uma ideia, pesquisa publicada pelo site InfoMoney mostra que em 2022  “(…) houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país, na comparação com o ano anterior.”

 

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, é uma estratégia de marketing digital, muito utilizada por quem deseja ter resultados na internet.

 

Então, o SEO utiliza técnicas que visam posicionar uma página nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Nesse caso, o Google.

 

Essa técnica tem a função de atrair visitantes, ou potenciais clientes, para o seu site, e-commerce ou loja virtual. E isso, é feito de forma orgânica, ou seja, sem investimento financeiro.

 

Aliás, se você quiser entender mais sobre essa estratégia, uma boa dica é você acessar o artigo SEO ou Google Ads: qual a melhor estratégia?.

 

Esse e outros artigos você encontra aqui mesmo no blog da Rank Local.

 

Como fazer SEO para e-commerce?

O SEO para e-commerce vai usar todas as ações e técnicas de otimizações para dar mais visibilidade para o seu negócio.

 

Mas, o primeiro passo é otimizar seu e-commerce para atingir o seu público-alvo, o seu potencial cliente.

 

Isso porque, o Google prioriza quem entrega a melhor experiência para o usuário.

 

Sendo assim, entre os principais pontos que o seu e-commerce precisa oferecer para o seu público alvo, estão:

 

  • Conteúdos de valor;
  • Design responsivo, simples e de fácil navegação.

 

Então, vamos conferir 11 dicas de SEO para e-commerce?

Nós vamos apresentar 11 dicas de SEO para e-commerce, que se você souber usar corretamente poderá ajudar o seu negócio a se destacar e chegar às primeiras posições do Google.

 

1- Escolha palavras-chave corretas

Esse é o primeiro passo para o sucesso da sua estratégia de SEO para e-commerce.

 

É através das palavras-chave que o seu negócio será encontrado.

 

2- Utilize URLs amigáveis

A URL é muito importante para sua estratégia de SEO. Ela é o endereço online do seu e-commerce e por isso precisa ser clara e direta.

 

Use a palavra-chave que direcione para o seu produto.

 

3- Elabore bons títulos para as páginas do seu e-commerce

Crie títulos (Title tags) tão bons que possam ser ranqueados pelo Google. Use sempre a palavra-chave neles.

 

4- Estruture corretamente as heading tags

O conteúdo produzido para o seu e-commerce deve seguir a hierarquia estabelecida pelas heading tags.

 

Por isso, utilize sempre os códigos HTML: H1, H2 e H3 – entre outros – para organizar o seu conteúdo. Não esqueça de usar as palavras-chave do seu produto!

 

5- Capriche nas meta descriptions

A meta description aparece logo abaixo do título da página, quando alguém pesquisa pelo seu produto.

 

Por isso, ela precisa ser muito interessante para que o usuário se sinta atraído a clicar no seu link.

 

6- Otimize as imagens do seu e-commerce

Além de escolher boas imagens, você precisa se preocupar em otimizá-las para ajudar no ranqueamento do seu e-commerce.

 

Você precisa entender alguns termos técnicos como tag <alt text>, na qual você deve colocar um texto descrevendo a imagem e a tag <scr> que apresenta o título da imagem.

 

7 – Faça descrições atraentes dos produtos

Preocupe-se em fazer uma descrição completa e atraente do seu produto. Capriche ao máximo!

 

Assim, você terá mais chances de atrair o seu potencial cliente. Então, crie a sua própria descrição. Seja original!

 

8- Utilize links internos

Os links internos são muito importantes para o SEO do seu e-commerce.

 

Além do mais, o Google considera extremamente relevante a linkagem interna, que também deve facilitar a navegação do usuário para outros setores da loja.

 

9- Use técnicas de Link Building

Essas técnicas têm o objetivo de conseguir backlinks para o seu e-commerce. Explicando: os backlinks são links em outros sites que apontam para o seu.

 

Essa é uma excelente estratégia que pode gerar relevância para a sua loja e ajudar muito no seu ranqueamento.

 

10 – Se preocupe com a velocidade de carregamento da sua página

Se o seu e-commerce demora mais de 5 segundos para carregar, isso pode comprometer a experiência do usuário. Então, ele pode simplesmente sair da sua loja.

 

Por isso, a velocidade de carregamento é um fator chave para atrair o cliente e gerar vendas.

 

11- Trabalhe na arquitetura do seu e-commerce

Organize o seu e-commerce de maneira que ofereça ao seu usuário, uma navegação clara e sem dificuldades.

 

Mostre no topo da página o caminho que ele deve seguir dentro do site. O seu ranqueamento agradece!

 

Comece agora!

 

Muito bem! Você chegou até aqui e já sabe como fazer SEO para e-commerce e se destacar no Google.

 

Empregue todas as dicas que mostramos e veja a mágica acontecer!

 

Mas, se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, pois tenho certeza que podemos ajudar a alavancar o seu e-commerce.

 

Quer só mais uma dica? Continua navegando aqui pelo blog da Rank Local, porque temos muito material sobre marketing digital que pode ajudar muito!

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