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Social Media X Fazedor de Posts: Qual a diferença entre esses profissionais?

Todo mundo já sabe que o universo do marketing digital já faz parte de praticamente todos os momentos da nossa vida, não é mesmo?

 

Depois do isolamento social, se tornou uma verdade absoluta para os empresários que: se quisessem continuar funcionando na época da covid-19, iriam precisar da ajuda de um profissional que auxiliasse com a gestão das redes sociais.

 

A profissão de social media se tornou indispensável!

 

Tudo bem, precisamos concordar que hoje em dia, muitas empresas ainda não fazem ideia da importância desse profissional.

 

Mas foi a partir de 2020 que muitos tiveram que aprender na marra que precisavam estar nas redes sociais para, literalmente, continuarem funcionando, pois todos tiveram que fechar as portas por um tempo e procurar formas inovadoras de continuar no mercado e vender seus produtos.

 

Por isso, vem com a gente, porque está mais do que na hora de você finalmente aprender sobre a profissão do social media e entender a diferença entre esse profissional e um “fazedor de post”! Vamos nessa?

 

O que faz um social media?

Se você é uma das pessoas que investiram no trabalho de um social media para aumentar a sua presença no digital, tenha certeza de que você tomou uma excelente decisão.

 

Agora, você precisa estar por dentro de tudo que esse profissional é capaz de fazer para impulsionar as vendas e o faturamento da sua empresa.

 

Primeiro, anote aí essa dica valiosa: antes de contratar uma pessoa que vai fazer qualquer tipo de serviço ou até mesmo um “freela” para sua empresa, tenha em mente pelo menos o básico sobre o que ele faz para conseguir avaliar se o trabalho foi bem-feito ou não.

 

No mundo de hoje, entender de marketing digital é crucial, ou seja, você vai ver que depois de ler essa lista, garantimos que vai estar 100% pronto para contratar um social media estratégico para sua empresa! Preparados?

 

1)Estratégia de conteúdo para as redes sociais

Bom, antes de tudo você já deve saber que não é só de postagens que vive um social media, né?

Então, ele vai te ajudar em várias coisas, principalmente quando falamos sobre um plano de ação muito inteligente e que vai te fazer alcançar os resultados esperados! Tem coisa melhor?

 

2)Gestão das suas contas

Não importa quantas contas você tenha e quais foram às plataformas escolhidas para trabalhar! Relaxa, porque o seu social media vai gerenciar todas elas e ainda vai conseguir criar, compartilhar e monitorar toda a sua interação com o seu público e como eles estão respondendo!

 

É sensacional demais, não acham?

 

3)Criação de Conteúdo

A base do trabalho de um social média de verdade, é saber como ele vai criar um conteúdo original e que chame a atenção do seu público.

 

É mega importante que você entenda que, independentemente se for um texto, uma imagem, um vídeo ou qualquer outro formato de mídia, o profissional precisa saber como ele vai fazer o seu público se conectar com você!

 

4)Análise e Monitoramento de desempenho

O resultado do trabalho do gestor de mídias não vai aparecer do dia para a noite, né? Por isso, você precisa entender quais são as métricas utilizadas no seu projeto, para conseguir avaliar com cuidado o trabalho desse profissional.

 

Ah e aqui não vale colar da internet, hein? Você precisa ter em mente os conceitos e saber se as ferramentas utilizadas servem para o alcance, o engajamento, o preço de cada cliente ou até mesmo o total de vendas do mês!

 

Com isso, você já entendeu que não pode dar mole e que precisa ficar de olho, né?

 

5)Gestão de engajamento

Uma das funções do gestor de mídias é saber identificar o seu público e manter uma relação ativa com eles! Sabe o famoso engajamento? Então, aqui ele tem que estar lá em cima!

 

Dependendo do pacote de serviços que você fechou com ele, isso pode incluir: responder aos comentários, mensagens, estimular, promover e até mesmo cultivar sentimentos positivos entre a sua empresa e o seu público.

 

Ah, mas não pensa que eles trabalham sozinhos não, hein? A sua opinião, participação e o seu envolvimento fazem toda a diferença para que o projeto realmente dê certo.

 

6)Análise e Monitoramento da Concorrência

A primeira coisa que devemos pensar quando entramos no mundo das redes sociais é: o que o meu concorrente está fazendo? Como eu posso agradar ao meu público e fazer melhor?

 

O seu gestor de mídias precisa estar superatento a todas as tendências, até porque ele precisa estar super ligado nas mudanças de algoritmo, procurar por novas estratégias de marketing e é claro, tem que estar por dentro em tudo que o concorrente faz!

 

Portanto, entenda de uma vez por todas que o seu social media não é apenas uma pessoa que está ali para criar posts bonitos. Isso é cilada!

 

O seu Social Media é um profissional estratégico e que desempenha um papel incrível na sua presença nas redes sociais, por isso o valor do trabalho dele pode ser muito diferente de outros profissionais!

 

O que seria um “fazedor de post”?

Então, se você não sabe nada sobre isso e caiu aqui de paraquedas, já pode ficar sabendo que a pessoa que só vende um pacote com designs bonitos, é conhecido como “fazedor de posts”.

 

Mas por que esse profissional é chamado assim? Ele não é um gestor de mídias?

 

Ele é chamado dessa forma porque a sua função é basicamente criar postagens e compartilhar nas redes sociais do cliente, ou seja, não existe uma estratégia por trás do trabalho desse profissional, entende?

 

Por isso, ele é chamado assim e não, ele não é um gestor de mídias! Ele é o profissional que possui um talento incrível para criar artes, porém ele não pode ser considerado um gestor porque ele não cria planos de ação, beleza?

 

Apesar disso, você não pode desmerecer o trabalho desse profissional, afinal ele é um membro ativo e muito importante para uma equipe de marketing. Sim, pois sem ele a sua marca não iria se comunicar da maneira certa!

 

Pensa com a gente, do que adianta ter uma estratégia, mas com artes horríveis e que não chamam atenção?

 

Agora, imagine ter um profissional incrível que cuide das estratégias e de todas as suas redes e outro que consegue decifrar por meio de imagens, vídeos e legendas tudo aquilo que você planejou para o seu público ver e te reconhecer? O sucesso é garantido!

 

Conclusão

Gostou do que viu por aqui hoje?

 

A gente entendeu de uma vez por todas que o trabalho do social mídia é muito mais do que a criação de postagens e que o “fazedor de post” é um profissional necessário sim e que sem ele, a equipe de marketing estaria incompleta!

 

Por isso, tenham sempre em mente de que todo profissional é válido e que possui sim, o seu espaço no mercado de trabalho!

 

E se você saiu daqui entendendo direitinho a diferença entre as duas profissões, não se esquece de compartilhar isso aqui com todos os seus amigos!

 

Ah e vê se continua acompanhando o nosso blog para saber tudo sobre o marketing de conteúdo, hein! Te vejo na próxima!

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