Entender o universo do marketing digital pode ser um pouco desafiador para a maioria das pessoas.
No entanto, as oportunidades são gigantescas e o potencial que as marcas têm de atingir e engajar com o público-alvo é tão grande quanto.
Não à toa, que ao longo dos anos, as plataformas digitais vêm desempenhando um papel vital para o sucesso de milhões de empresas.
Se você quer realmente dominar esse tema, vamos estudar! Afinal, os algoritmos mudam e o comportamento dos usuários também!
Definir os melhores dias e horários das suas publicações, deve fazer parte de uma pesquisa e nunca de um “achismo”.
E para alcançar os seus objetivos, resolvemos montar um conteúdo incrível com o passo a passo para você descobrir o que precisa!
Então, fique ligado porque hoje vamos desvendar o mundo das publicações nas redes sociais juntos!
Preparados para essa aventura? Vamos nessa!
Como descobrir o seu período ideal para publicar nas redes sociais?
Para descobrir o período certo para a sua empresa fazer as publicações não é uma tarefa tão fácil assim, por isso é necessário muita pesquisa e análise de dados.
É isso mesmo, está na hora de puxar a cadeira e estudar o seu público-alvo e é claro, as plataformas digitais que você usa!
Cada plataforma tem um público diferente, portanto, é mais do que importante e urgente fazer análises reais e testes para saber com toda a certeza o melhor momento para compartilhar conteúdos de qualidade.
Além disso, sempre devemos levar em consideração que um conteúdo publicado de maneira engraçada e descontraída no Instagram vai ter o objetivo de fornecer uma experiência para os seus seguidores, mas se você for publicar isso no Facebook, LinkedIn ou até mesmo no Tik Tok, isso vai mudar.
Preparamos uma lista para te ajudar, vamos em frente!
Passo 1: Você sabe quem é o seu público-alvo?
Com a era das redes sociais bombando no mundo todo, você precisa conhecer de verdade as pessoas que você está tentando atrair para as suas contas.
Para isso, você deve saber:
- Quem é o seu público-alvo?
- Quantos anos eles têm?
- Onde moram?
- Onde trabalham?
- Qual a média salarial?
- Quais redes sociais utilizam?
- Quais os horários que eles entram nas redes sociais?
Ah e você deve estar atento ao fuso horário também! Se você vende um produto no Brasil e quer alcançar as pessoas que moram em Londres, por exemplo, você precisa estar ligado nos horários de lá!
Por isso, faça uma pesquisa ampla e detalhada sobre os seus clientes e saiba exatamente o que fazer para chamar a atenção deles.
Passo 2: Como anda o seu engajamento?
Essa é uma parte mais fácil do que você imagina, afinal você pode usar as ferramentas que as próprias plataformas digitais te oferecem gratuitamente. Sim, elas te oferecem várias ferramentas 0800, não é incrível?
Então use e abuse dos Insights do Facebook e do Analytics do Instagram, por exemplo, e elas vão te mostrar como anda o seu engajamento dia após dia, em todos os horários.
A partir daí, você pode ver os melhores momentos para os seus seguidores, entender em que horário você recebe mais curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo mais cliques!
Com isso, fica muito mais fácil fazer testes e postar aquele conteúdo que você planejou.
Passo 3: Você já experimentou fazer testes?
Já ouviu aquela frase “Quem não arrisca não petisca”? Então, está esperando o que para realizar testes?
Para saber os melhores horários e até mesmo os melhores dias da semana para publicar, é certo que você tem que fazer testes todos os dias e em todos os horários para descobrir o que funciona para você.
Então, não se esquece de que os algoritmos e o seu público mudam o tempo todo hein?
Então, se uma publicação não tiver o engajamento que você espera, não culpe o seu social media e, principalmente não culpe a si mesmo, recalcula a rota e corra atrás de novos resultados.
Ah e vê se não dá mole na hora de documentar e analisar o desempenho das suas publicações, afinal como você vai recalcular a rota se não sabe o que está rolando?
Passo 4: Você observou algum padrão? Aposte nele!
Depois de fazer toda essa pesquisa e documentar os resultados, dá uma olha e vê se existe algum tipo de padrão e aposte nele! Assim, se você viu que na segunda e a quarta entre 09:00 e 12:00, os seus seguidores estão chegando, então vai lá e publica nesse período!
Sempre busque essas tendências, afinal o seu intuito é de crescer e não de postar por postar, certo? Mostre que se importa e tudo vai ser perfeito!
Além disso, se a sua marca quer ter um público global e que as pessoas têm um fuso horário diferente, então você vai precisar ajustar as suas programações para bater com a localização dos seus seguidores.
Se o melhor horário para postar no Japão é 12:00 e você está no Brasil, então aqui a sua programação deve ser para sair às 00:00, né? Não adianta nada postar 12:00 aqui se eles não vão estar ativos nesse momento!
Passo 5: Não pare de acompanhar os seus resultados!
Bom, você já está ligado que as mudanças de algoritmos e o comportamento do público muda o tempo todo, né?
Então, não fique pensando que pode simplesmente encontrar os dias e os horários em 4 semanas e depois parar de acompanhar. Não faz essa besteira!
Acompanhe SEMPRE! Desde o dia que você criar a sua conta, você precisa estar por dentro nessas mudanças para fazer as alterações nos seus dias e horários de postagem!
Dessa forma, você consegue mudar a sua estratégia e personalizar de acordo com o seu público-alvo. Não tem como dar errado!
Passo 6: Use as ferramentas a seu favor!
Quando você descobrir os dias e horários que deve postar, não se prenda a estar ali sempre nesses horários, use as ferramentas de agendamento!
Você não precisa parar o que está fazendo, para montar um post e sair publicando nas redes sociais, é só agendar!
Afinal, você deve saber que os horários que você publicar no Facebook não vão ser os mesmos do Instagram, não é mesmo?
Então, aproveite isso para fazer várias publicações, agende todas e só acompanhe os resultados do seu trabalho. Se precisar mudar, não se preocupe, só cancelar a publicação daquele horário e mudar!
Com poucos cliques, você agiliza e muito o seu trabalho!
Apesar de tudo o que você leu até aqui, é importante que você não se esqueça de que não existe uma fórmula mágica que funcione para todos!
Você precisa estudar bastante, pesquisar, analisar e adaptar a sua estratégia de acordo com os dados que você observa.
E é assim que você vai alcançar os resultados que espera!
Conclusão
No conteúdo de hoje você viu tudo que você precisa em detalhes para alcançar o seu público do jeito certo!
Viu também que não existe fórmula mágica e para alcançar os seus resultados é necessário muita pesquisa e análise, ou seja, é sentar-se na cadeira e estudar bastante!
Ah e vamos deixar uma dica sensacional para você, um Guia de Produção de Conteúdo com várias estratégias incríveis que o próprio governo preparou! Não é genial?
E se você gostou dessas dicas, então já pode repassar para todos os seus amigos e familiares e continue acompanhando o nosso blog para saber de tudo sobre Marketing Digital!
Esperamos você na próxima!