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Métricas da Vaidade: Elas vão afundar o seu marketing

Quando publicamos conteúdo nas redes sociais, ficamos extremamente curiosos para descobrir o que as pessoas que nos seguem acharam daquele post, não é mesmo?

Algumas pessoas ficam de hora em hora acompanhando o número de seguidores, a quantidade de curtidas e comentários.

Mas afinal, será que essas métricas são realmente fundamentais para o seu negócio? Será que são essas métricas que te ajudam a vender e faturar mais? É isso que vamos descobrir agora!

No conteúdo de hoje você vai aprender um pouco mais sobre um assunto muito discutido no marketing digital: as métricas de vaidade!

Vem com a gente!

 

Você sabe o que são as métricas de vaidade?

Sabe quando você posta uma foto ou vídeo bem caprichado nas redes sociais?

Independentemente do que te fez compartilhar aquele momento, é certo que bate uma curiosidade para saber o que as pessoas que te seguem acharam da sua publicação, né?

Então, com as empresas é a mesma coisa! Os empresários sempre ficam ansiosos para saber os resultados das publicações das suas redes sociais e isso acaba afetando muito o marketing da empresa.

Afinal, as métricas de vaidade são todos aqueles dados que são importantes para saber a sua popularidade, porém não representam diretamente o número de vendas e aumento de faturamento, por exemplo.

Calma, não estamos dizendo por aqui que você deve ignorá-las 100%, e que não deve dar uma leve acompanhada, até porque, elas podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o seu público.

Porém, é importante você entender que determinadas métricas não podem ser o foco das decisões sobre o futuro da empresa.

Mas agora que você descobriu isso, deve ter ficado com uma dúvida na cabeça: Afinal, quais são essas métricas da vaidade? 

 

Quais são as métricas da vaidade?

Bom, nós achamos importante te contar um pouco mais sobre as “métricas da vaidade” porque, ainda encontramos uma série de empresas que utilizam esses dados simplesmente para inflar o ego, e acabam perdendo o foco no que realmente é importante!

É óbvio que você pode sim querer ter um público grande, acompanhar o que eles estão falando sobre você e sobre a sua empresa, porém não é isso que entra na receita do seu negócio. Por isso, que você não deve se preocupar tanto com:

 

1) Quantas pessoas me seguem nas redes sociais?

A gente não pode te dizer que o seu número de seguidores não é importante, ele é sim, pois quanto mais você tem, maior é o alcance da sua empresa.

Apesar disso, esses números só têm validade se esses seguidores forem transformados em leads e gerarem vendas para o seu negócio.

Afinal, não adianta ter 100 mil seguidores, se a sua taxa de conversão de leads é de 20 por mês. Não faz sentido, né?

Por isso, valorize mais as taxas de conversão por tráfego e o número de visitantes que você tem pelos seus anúncios. Vale muito mais a pena!

 

2) Será que os meus seguidores reagiram aos meus anúncios?

Quando uma empresa investe em uma campanha de tráfego pago com o objetivo de vender mais, é muito comum os empresários ficarem fissurados em quantas vezes o anúncio foi exibido. Está na hora de parar com isso.

O número de exibições não quer dizer que a sua campanha foi lida por essas pessoas, ou seja, isso não quer dizer que essas pessoas se interessaram pelo seu produto, quer dizer apenas que o seu anúncio passou na tela delas naquele dia.

Por isso, quando você quiser analisar o sucesso de uma campanha de tráfego, tente prestar atenção no seu Custo por Lead (CPL) ou até mesmo no seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Ah e se for avaliar o quanto você gasta para ter um cliente, tente analisar os resultados do CAC, ou seja, o Custo de Aquisição por Cliente. Ele é muito importante!

 

3) Meus seguidores estão curtindo as minhas publicações?

É comum vermos a preocupação de alguns empresários que investem em gestão de redes sociais, se as postagens estão tendo muitas curtidas.

Mas será que isso realmente é relevante?

Você já deve imaginar que não.

Na verdade, quem realmente tem experiência na área de marketing sabe que o número de curtidas é uma das métricas de vaidade mais perigosas, ou seja, você não deve basear o seu sucesso em curtidas! Fique atento!

Uma coisa interessante nisso tudo, é que tem muita gente por aí que resolve comprar likes nas redes sociais e com isso, imaginam que podem alcançar mais pessoas. Porém, a verdade por trás disso é que você só vai atrapalhar a sua estratégia de marketing.

Isso acontece porque, ao invés de alcançar as pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço, você vai comprar curtida de pessoas que estão completamente fora do seu foco!

Por isso, pense em controlar e estar atento a métricas como, Custo de aquisição por Cliente (CAC) ou a Taxa de Cliques (CTR) e até mesmo a Taxa de conversão de Leads para saber como anda o desenvolvimento das suas postagens.

Dessa forma, você vai conseguir avaliar se os seus investimentos são válidos ou não!

 

Afinal, como as métricas da vaidade podem afundar o meu marketing?

Bom, depois de tudo que vimos até aqui, achamos que essa pergunta está fácil para você, né? Afinal, aprendemos que as “métricas de vaidade” são aquelas que não interferem em nada nas discussões sobre o futuro da empresa.

Com isso, você precisa entender que o papel da análise de métricas é fundamental para você analisar o seu cliente, bem como a jornada de compra dele, ou seja:

  • Como esse lead te encontrou?
  • Quais são as redes sociais que ele usa?
  • Em que momento ele se interessou pelo seu produto?
  • Quando ele fez a compra?
  • Como foi o pós-venda?
  • Ele já comprou outro produto vendido pela sua empresa?

Para responder essas perguntas, não importa muito se você tem muitos seguidores ou muitos likes nas redes sociais, importa quantas pessoas clicaram, importa saber o quanto você paga para trazer essas pessoas até você e principalmente, importa o lucro que você recebe com cada uma delas!

 

Conclusão

Entendeu por que as “métricas de vaidade” não vão alavancar o seu negócio?

Então, você já entendeu? As métricas de vaidade são importantes sim, você precisa avaliar seu engajamento, o alcance dos seus anúncios, se os seus clientes estão gostando ou não do que você está publicando, porém elas não são o seu foco!

O seu foco deve estar em outras métricas e é claro que ao longo desse conteúdo, você conseguiu dar uma olhada em várias delas.

E se você gostou de tudo que viu por aqui, compartilhe com todos os seus amigos, porque ainda vamos te deixar com uma dica incrível: o livro Planejamento de Marketing Digital, vai te dar dicas incríveis!

Te vejo na próxima!

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