Quando estamos focados em trabalhar as estratégias que vão trazer o sucesso das suas redes sociais e, consequentemente, da sua empresa, precisamos pensar em uma linha editorial que vai orientar os temas e as postagens que serão feitas ao longo dos meses.
Isso significa que o seu social media vai precisar de um tempo para elaborar uma pesquisa bem-feita, descobrir sua persona, bem como as principais dúvidas e os assuntos que ela se interessa.
Dessa forma, conseguimos segmentar todo o conteúdo que será publicado nas redes sociais e criar formas que tornem viável a possibilidade de converter mais clientes.
Com isso, podemos pensar na seguinte pergunta: de que adianta você investir muito tempo produzindo conteúdo, se ele não traz valor para os clientes?
Por isso, a partir de agora, vamos fazer uma promessa e investir em conteúdos inteligentes, que sejam direcionados para as pessoas certas e que façam com que elas se interessem pela sua empresa e, principalmente, pelo seu produto.
No artigo de hoje, vamos te contar tudo sobre a linha editorial e ainda vamos te passar 5 dicas práticas para organizar conteúdos de sucesso e que gerem resultados. Estão prontos para isso?
Vem com a gente!
O que é uma linha editorial?
Basicamente, a linha editorial é o conteúdo que você vai abordar nas suas redes sociais e no seu site.
Para que ela traga resultados incríveis, é preciso uma pesquisa detalhada da sua persona, dos interesses dela, saber tudo sobre a concorrência e entender como você vai mostrar o seu diferencial.
A partir disso, você com certeza vai montar uma linha editorial por mês, até porque o que funcionou no mês de junho, certamente pode dar uma reviravolta e não funcionar de jeito nenhum no mês julho, por exemplo.
Além disso, seus clientes clamam por criatividade, por ter sempre à disposição assuntos novos, uma página inspiradora e acolhedora.
Qual a importância da linha editorial para o meu negócio?
Agora que você já sabe o que é uma linha editorial, sabe que sem ela, as suas redes sociais não funcionam, né?
Além de ter certeza de que elas precisam ser baseadas nas opiniões do seu público para ter uma garantia de que vão ser vistas, lidas e compartilhadas!
Nesse caso, o papel do social media será de te ajudar a fazer com que o seu conteúdo seja de qualidade e não apenas consistente, por isso o gestor de mídias deve ser um expert no assunto.
A partir do momento que isso é feito, não tem como sua empresa não crescer.
Além disso, você pode pensar em como a sua marca vai estar alinhada com toda a sua base de conteúdo, afinal é desse jeitinho que você vai criar um vínculo com os seus clientes, jogar o engajamento lá para cima e converter pessoas que sejam leais e que gostam do que você faz.
Ah e você não pode se esquecer das datas comemorativas, montar campanhas personalizadas, pense que você não pode ter sempre um mesmo padrão de postagens, isso não dá certo!
E você também pode mudar o tipo de letra, as cores podem ser diferentes, mantenha a mente aberta para a criação.
Quando uma empresa não usa uma linha editorial consistente e criativa, é muito comum encontrarmos problemas que envolvem a falta de engajamento do público, pois eles não conseguem se identificar e no Instagram, por exemplo, eles não conseguem ter uma experiência, pois sempre veem as mesmas coisas.
Por isso, acaba faltando um empurrãozinho que mostre a sua empresa de diferentes maneiras, que abram as portas para os produtos e serviços que você vende e que mostre o seu posicionamento em meio à questões como o meio ambiente, eventos culturais e até mesmo sociais.
Isso é muito importante, portanto, não deixe isso de lado!
Qual a diferença entre linha editorial e calendário editorial?
Nesse conteúdo, você já aprendeu que a linha editorial é basicamente todo o conteúdo que você vai compartilhar com o seu público, certo?
Mas, você sabia que o calendário editorial é algo totalmente diferente? Vamos te mostrar isso agora!
Sabemos que esses dois termos terminam da mesma maneira, porém quando falamos em calendário editorial, queremos dar um destaque maior para todas as datas que são superimportantes para a sua marca.
Isso pode contar tanto para as datas de comemoração do aniversário da empresa, quanto às datas comemorativas que aparecem ao longo do ano!
Agora você já sabe que os termos se complementam e que a sua linha editorial, vai ser tudo que você vai compartilhar e o seu calendário editorial, serão todas as datas comemorativas do ano. Tranquilo, não acham?
5 passos para uma linha editorial completa
1) Procure entender tudo sobre os produtos e serviços que você oferece
Na hora de deixar a sua linha editorial perfeita, você precisa estar por dentro de tudo que a sua empresa oferece. Com isso, você deve focar em responder perguntas como:
- Qual é o diferencial da sua empresa?
- Como os seus produtos e/ou serviços vão ajudar os seus clientes?
2) Saiba quem é o seu público-alvo e as suas personas
É impossível se posicionar e aparecer nas redes sociais, sem conhecer profundamente o seu público, ou seja, quem quer fazer marketing de conteúdo, precisa saber com quem fala ou vai acabar não falando com ninguém!
Por isso, foque em saber:
- Quem são as suas personas?
- Qual é a idade delas?
- O que elas gostam de ver?
- Quais são as redes que elas mais usam?
- Eu tenho contas para essas redes?
3) Saiba tudo sobre o seu nicho e entenda onde você se encaixa
Saber o seu nicho e onde você se encaixa é fundamental, por isso você deve estar super ligado em:
- Quem são as pessoas interessadas no que você faz ou vende?
- Quais são os outros interesses que elas têm que estão ligados com o seu ramo?
- Que tipo de problemas que elas têm no dia a dia ou pontuais e que você pode resolver com facilidade?
4) Não deixe de analisar o mercado e a sua concorrência
Saber o que o seu concorrente faz, é indispensável para que você faça melhor e consiga mais clientes, portanto, pegue as estratégias do seu adversário, analise detalhadamente e tente montar algo que você entenda como se fosse 5x melhor.
Dessa forma, você vai proporcionar mais qualidade e dará valor ao seu produto!
Ah e não esquece de analisar as falhas também! Afinal, você não quer cometer os mesmos erros, né?
5) Agora, procure definir os assuntos que você vai abordar, bem como seus objetivos e metas
Chegou o momento da parte mais importante da sua linha editorial, a montagem dos conteúdos!
Para saber a fundo o que os seus clientes querem saber, você pode procurar na seção de “As pessoas também perguntam” do Google, ou pode pesquisar as palavras chaves no SemRush ou até mesmo, dá uma olhadinha no site Also Asked, para ter uma ideia de conteúdo inteligente.
Pegou essas perguntas, descubra quais são os seus objetivos e defina as suas metas para aquele mês:
- Você quer ter mais vendas?
- Quer aumentar o seu engajamento?
- Será que dá para diminuir o valor que você gasta por cliente que converte?
Pense estrategicamente e entenda como isso vai ser abordado nas suas redes sociais! Afinal, com tudo isso em dia, não tem como você não ter sucesso!
Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprendeu todos os detalhes da linha editorial! Viu que calendário editorial não é o conteúdo, mas sim as datas comemorativas que você vai incluir nas publicações do mês.
Além disso, descobriu um passo a passo perfeito para ter conteúdo relevante, de qualidade e que te traga resultados sensacionais.
E se você quiser saber mais sobre o assunto, conheça o Caso Paulo Cuenca, uma análise completa dessa referência do marketing que cresceu surpreendentemente em poucos meses e faturou muito com isso!
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Te vejo na próxima!