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Gerenciamento de Redes Sociais: 5 dicas para fazer uma boa gestão

Atualmente, ter presença no ambiente digital já não é mais uma opção ou diferencial, e sim obrigação para quem pretende se destacar na multidão.

Até rimou né? Mas falando sério…

Milhares de pessoas e empresas criam contas nas redes sociais todos os dias para tentar se aproximar dos seus clientes, mostrar mais os seus produtos e/ou serviços e com isso, aumentar as vendas.

Porém, o que muitos ainda não entendem é que criar uma conta no Instagram, Facebook ou LinkedIn sem ter uma estratégia ou sem contratar um bom social media, é perda de tempo e dinheiro.

Por isso, no conteúdo de hoje vamos te passar 5 dicas imperdíveis para você entender de uma vez por todas, como deve ser um bom gerenciamento de redes sociais.

E nunca se esqueça de que, para contratar um social media, é preciso avaliar se o seu trabalho está realmente sendo efetivo!

Um bom gestor de mídias com certeza sabe fazer conteúdo de qualidade!

Vamos nessa?

 

Afinal, o que é uma boa gestão de mídias?

Se você pensa que um gestor de mídias sociais é apenas aquela pessoa que monta posts bonitos e publica nas suas contas, você está muito enganado!

Uma boa gestão de redes sociais exige muito estudo, uma estratégia inteligente, planejamento, execução e monitoramento diário de resultados!

Pois é, o trabalho não é fácil e para que ele seja feito da maneira certa, o profissional precisa estar atento e ter conhecimentos concretos para fazer um bom conteúdo estratégico e trazer resultados reais para a empresa.

 

A sua persona é o seu novo melhor amigo!

A base do seu conteúdo não poderia deixar de ser a sua persona e é através dela que você conseguirá descobrir os assuntos que mais interessam o seu público.

Por isso, dizemos que a sua persona é o seu novo melhor, pois ela é o seu cliente ideal e um bom gestor vai fazer uma pesquisa para responder as seguintes perguntas:

  • Qual é a idade?
  • Qual o gênero?
  • Onde mora?
  • Qual é a profissão?
  • Quanto ganha por mês?
  • Quais são os temas que mais interessam?
  • O que eles mais compram online?
  • Quais são os desafios e os problemas que enfrentam no dia a dia?
  • Que tipos de problemas o seu produto ou serviço vai resolver?

Dessa forma, você irá conseguir criar uma base de conteúdo que se conecte diretamente com o seu público, ou seja, você vai descobrir a fundo quais são as necessidades dessas pessoas e o que eles desejam.

Além disso, é através dessa pesquisa que você vai encontrar os tipos de mídias que você vai usar para fazer com que o seu público-alvo visualize os seus conteúdos.

Não é incrível? Com isso, você consegue entender que o social media é a pessoa certa para te ajudar!

 

Aonde você quer chegar? Visualize!

Saber quais são os seus objetivos é fundamental para que você consiga traçar uma boa estratégia e, consequentemente um ótimo plano de ação para as suas redes sociais.

Com isso, você pode fazer uma reunião com o seu social media e descobrir se você quer:

  • Educar o seu público em relação ao seu produto e aumentar o número de seguidores e o alcance das postagens;
  • Captar leads e incentivar os seus seguidores a se cadastrarem em uma newsletter, por exemplo, ou até mesmo preencher um formulário para que sua equipe possa entrar em contato;
  • Alavancar as suas vendas com promoções, campanhas e anúncios divulgando a sua marca;
  • Agilizar o atendimento do seu cliente, estando sempre pronto para responder perguntas e resolver problemas pelas redes sociais;

Independentemente dos seus objetivos, você deve ter em mente que é muito importante saber exatamente aonde quer chegar para traçar metas viáveis para o seu negócio!

 

O que são métricas? Preciso ficar de olho nisso por quê?

Para saber os resultados do trabalho do seu social media é superimportante entender como está indo o desempenho da sua estratégia nas redes sociais.

Por isso, você pode querer analisar:

  1. Vaidade: são basicamente as métricas voltadas para visualizações, curtidas, compartilhamento, número de seguidores e de salvamento das suas publicações. É através dessas métricas que você vai descobrir a popularidade da sua marca;
  2. Engajamento: essas são aquelas métricas em que você analisa o seu conteúdo e verifica como anda os comentários e os cliques. Dessa forma, consegue entender como os seus seguidores estão interagindo com a sua marca.
  3. Conversão: por aqui você vai avaliar a captação de leads, saber quantas pessoas se inscreveram na sua newsletter, quantas preencheram o formulário de contato, além de descobrir mais detalhes sobre as vendas através das suas redes sociais;
  4. Retorno de Investimento (ROI): essa é uma das métricas mais interessantes! Afinal, é por elas que você vai saber se o seu investimento está te trazendo algum tipo de lucro.

 

Que tipo de conteúdo devo postar? Com certeza, os melhores!

Agora, você vai descobrir a parte mais importante do seu trabalho nas redes sociais: o seu conteúdo!

Para que o seu gestor seja a pessoa certa para te auxiliar é superimportante que ele seja um expert em conteúdo, é isso mesmo!

Os assuntos que você aborda nas suas redes sociais e a forma que você se comunica através deles são as peças-chave para que você consiga chamar a atenção e gerar interesse nos seus seguidores.

Por isso, aposte em uma linguagem mais descontraída e foque na experiência dos seus seguidores ao ver as suas postagens do Instagram.

A partir disso, coloque esse mesmo conteúdo com uma explicação mais detalhada no Facebook, vai dar muito certo!

Se você utiliza o LinkedIn, está na hora de publicar enquetes, colocar artigos de opinião, se mostrar de verdade como um verdadeiro expert do seu nicho!

Ah e não se esqueça de utilizar todos os recursos dos seus stories e reels, tá? Eles vão te ajudar e muito nessa jornada para o sucesso!

 

Conclusão

No conteúdo de hoje, você viu 5 dicas fundamentais para garantir que as suas mídias sociais tenham uma gestão de muito sucesso!

Viu também como descobrir a sua persona e que ela vai ser a base para todo o conteúdo que você vai publicar.

Além disso, te contamos que se você não tiver um conteúdo de qualidade e que interesse o seu público, infelizmente o sucesso que você espera não vai chegar.

Bom, agora que você já tem um passo a passo e muita coisa para fazer, não se esquece de compartilhar esse conteúdo com todos os seus amigos e de colocar mãos a obra para realizar todos os seus sonhos e alavancar as vendas da sua empresa!

Para saber mais sobre o trabalho de gestão de mídias sociais, não se esqueça de conferir esse e-book incrível que o Sebrae preparou com Tudo que você precisa saber sobre gestão de redes sociais!

Continue nos acompanhando para se tornar um verdadeiro expert do marketing digital e sempre se manter informado com as novidades do mercado! Te vejo na próxima!

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