Como o SEO para blog salvou o negócio de uma produtora de conteúdo, prestes a desistir do seu trabalho no marketing digital?
Na história que trouxemos hoje para vocês, iremos mostrar como um blog sem nenhum tráfego conseguiu melhorar o seu rankeamento e passou a receber muitas visitas todos os dias.
Como isso foi possível? Neste artigo, vamos mostrar exatamente como isso pode ser feito.
Então, vamos conhecer a história da Lana Késia e como ela viu a história do seu blog mudar e passar a ser muito bem rankeado no Google? Vem com a gente!
SEO para blog: aprenda a usar
O Seo para blog vai ajudar você a alcançar as primeiras posições do Google e chegar até o seu público-alvo. Tudo isso, através do tráfego orgânico.
Essa estratégia de marketing digital utiliza técnicas específicas para alavancar o posicionamento do seu blog.
Uma delas, seria a criação de um conteúdo que seja ao mesmo tempo atraente e resolva uma necessidade.
Foi através de um eficiente trabalho de aplicar técnicas de SEO em seu blog, que Lana Késia alavancou sua página na internet.
Em primeiro lugar, vamos voltar um pouco no tempo e conhecer o início da história da nossa personagem.
Lana Késia é uma apaixonada pelo mundo digital. Aos 20 anos resolveu dar início a um projeto que já vinha planejando a algum tempo: a criação do seu próprio blog.
A jovem sonhava com um blog de sucesso, onde pudesse publicar conteúdo sobre o profissional freelancer e o mercado de trabalho. Profissão que ela mesma exercia.
O blog foi lançado e depois de um ano – sem muito conhecimento de marketing digital – Lana Késia viu seu trabalho não ter o resultado esperado.
As visitas ao blog “pingavam” e depois de um determinado tempo, a blogueira desistiu de esperar por mais conversões do que as duas que haviam sido registradas.
Um ano depois – e muitas decepções também – ela resolveu encerrar o trabalho com o blog.
Até que…
Como o SEO pode melhorar o rankeamento e atrair mais visitantes para o seu blog?
Até que um dia, Lana Késia pesquisando no Google sobre como melhorar o rankeamento do blog e atrair mais visitantes, encontrou o artigo Serviços de SEO: descubra como uma agência pode ajudar seu negócio.
O artigo – que você confere aqui no blog Rank Local – chamou a atenção da nossa personagem.
Então, ela entrou em contato com nossa equipe para entender como funcionava a estratégia de SEO para blog.
A blogueira conhecia a estratégia e até tentou aplicá-la em seu negócio. Mas, sem muito êxito.
Vamos entender melhor essa técnica?
O que é SEO?
Basicamente, SEO é a otimização do seu site, página, ou no caso do seu blog, para que ele fique bem posicionado no resultado de pesquisas do Google e seja encontrado pelo seu público-alvo.
Com SEO é possível “potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos”.
Dessa forma, a estratégia utiliza técnicas de tráfego orgânico, ou seja, sem investir em anúncios, os chamados links patrocinados.
Nossa personagem, que não possuía conhecimento técnico e pensava que podia fazer tudo sozinha, entendeu a importância dos serviços de SEO que uma agência presta.
A partir daí, a história da blogueira começou a mudar!
Conheça algumas estratégias de SEO para blog que podem ajudar o seu negócio
Lana Késia entendia muito sobre produção de conteúdo. Inclusive, os artigos do blog são excelentes!
No entanto, quando o assunto se refere a estratégias de marketing digital, a blogueira admitiu que não entendia quase nada. E aí estava o problema!
Passamos a empregar no blog da nossa personagem, estratégias básicas de SEO.
Em pouco tempo, os resultados – leia-se aumento das visitas e conversões – começaram a aparecer.
Aliás, isso foi possível porque o blog também passou a ser bem rankeado no Google.
Assim, que tal você também conhecer melhor algumas dessas técnicas de SEO para blog?
Sabia que é pela palavra-chave que o seu blog será encontrado?
Por isso, essa é uma das primeiras técnicas de SEO a ser empregada para otimizar seu blog.
Para realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, o usuário utiliza uma palavra-chave, ou seja, um ou mais termos que são importantes para essa busca.
Desse modo, é essencial definir uma palavra-chave que remeta exatamente para o seu blog e usá-la estrategicamente.
Será assim que o seu conteúdo será exibido para quem pesquisou pela sua palavra-chave.
Capriche na produção de conteúdo otimizado
Nossa personagem já produzia um conteúdo interessante, mas que precisava ser otimizado.
Por isso, um dos primeiros pontos é que o seu conteúdo entregue valor e solucione uma necessidade do seu público-alvo.
Lembre-se: o Google leva muito em conta a boa experiência do usuário.
Em seguida, ele também deve estar otimizado para SEO. Como assim?
Esse conteúdo precisa utilizar algumas técnicas de otimização, como o uso estratégico da palavra-chave, o título e subtítulos, linkagem interna e externa, entre outros.
Linkagem interna e externa: construa autoridade
Essas são duas excelentes estratégias que irão ajudar a rankear o seu blog, pois conferem autoridade e valor para o material ou local que está sendo indicado.
Dessa forma, elas são muito importantes no SEO para blog.
O link interno é uma forma de conectar o conteúdo e as páginas de um blog. Além do mais, é uma forma de “convidar” o leitor a permanecer no seu blog.
Já a linkagem externa pode acontecer quando um link próprio direciona o usuário para o conteúdo de outro blog.
Por outro lado, os links externos também acontecem quando outros blogs apontam para o seu através dos chamados “backlinks”. E são poderosos para o rankeamento!
Como vai o SEO do seu blog?
Estamos vendo que o SEO para blog interessa para você!
Então, assim como fez nossa personagem – que mudou a história do seu blog utilizando o serviço especializado de SEO – decida-se por investir nessa estratégia.
O SEO para blog pode alavancar o rankeamento e aumentar o tráfego orgânico do seu blog.
Mas, entender como usar essa técnica de forma estratégica, pode não ser tão simples assim!
Então, se precisar de ajuda – assim como a blogueira Lana Kécia – pode entrar em contato com nossa equipe. O rankeamento do seu blog irá agradecer!